Troca de bomba reduz o uso de água no processo de fiação

postado há 7 meses
Compartilhe/share:

O processo de vaporização devolve parte da umidade do algodão, sendo que para este processo utilizava-se água na etapa de vácuo do processo de vaporização. Com o objetivo de eliminar o uso de água nesse processo, substituímos as bombas antigas por novas, o que trouxe uma economia de 14 milhões de litros de água por ano.

O mesmo ocorre com a eficiência energética das bombas antigas, sendo que elas consomem mais energia elétrica que as novas, isso foi possível com a modernização dos equipamentos da geração de vácuo, através da instalação de bombas com maior eficiência energética e com a eliminação de consumo de água.

Para a elaboração do projeto a equipe do projeto entrou em contato com uma empresa referência no seguimento que auxiliou no desenvolvimento e viabilidade e o resultado da instalação e funcionamento deste projeto foi a redução no uso dos recursos naturais como água e energia bem como a redução de custos com o consumo de produtos químicos usados no tratamento da água que era devolvida para o meio ambiente.

Este processo é importante pois a vaporização devolve a umidade natural da fibra através de vapor saturado, aumentando o índice de alongamento e resistência do fio.

Estas ações fazem parte do programa de melhoria Incofios que existe desde 2005 contribuindo desde então para a melhoria do processo produtivo, o ambiente de trabalho bem como o meio ambiente, o PIMCO tem como objetivo o desenvolvimento humano em equipe, contribuir para a melhoria do desenvolvimento da empresa através de projetos inovadores como este.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.