Sustentabilidade envolvendo pessoas

postado há 3 meses
Compartilhe/share:

As indústrias têm se tornado cada vez mais sustentáveis. Algumas empresas vêm se destacando nos cuidados com o ambiente e a comunidade onde estão inseridas, como é o caso da Incofios, que faz parte do Grupo Rovitex.
Com raízes catarinenses, a Incofios traz a sustentabilidade no DNA dos negócios há 20 anos. Segundo Sr. Vitor Rambo Jr., desde a fundação da empresa a preocupação com a sustentabilidade já estava presente e a cada dia que passa nossas ações são voltadas a cuidar do meio ambiente.

A Incofios é destaque em sustentabilidade por sempre tratar os recursos com muito cuidado, atualmente a fábrica conta com estação de tratamento de água (ETA) industrial para centrais de umidificação e vaporizadoras, processo de reciclagem e recuperação de resíduos e geradores de energia própria que faz da Incofios um exemplo de indústria que não apenas segue a legislação, mas toma uma atitude bastante séria em relação à qualidade da água na fábrica.
Buscando trabalhar com significado, tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente, a Incofios toma cuidados especiais com a matéria prima para a produção. Por isso, é parceira de iniciativas como o programa BCI (Better Cotton Initiative), e o SouABR que é a primeira iniciativa de rastreabilidade em larga escala na cadeia têxtil nacional, identificando e informando sobre os elos da produção: fazenda, fiação, tecelagem ou malharia, confecção e varejo.

Outras medidas sustentáveis também têm impacto no longo prazo, como a diminuição constante de resíduos e reciclagem, ainda no ano de 2021 a fábrica passou por um importante processo de troca da iluminação da fábrica por mais de 1200 lâmpadas de Leds que está colaborando com a redução significativa no consumo de energia, com esta iniciativa a empresa teve uma economia de 50% no consumo de energia com iluminação, além de que estas lâmpadas possuírem uma vida útil muito maior com capacidade de funcionar cerca de 50 mil horas, significando que o investimento vale muito a pena por manter o local muito mais iluminado e confortável.
Ainda estão sendo aplicadas nos setores administrativos um projeto de conscientização que visa a economia gradativa de impressões, sendo que a economia de papeis é uma das práticas sustentáveis que todos podemos aderir em nossas atividades, antes de imprimir ou tirar cópias é muito importante considerar a origem do papel e os impactos ambientais, e que colaborar para o equilíbrio do meio ambiente com a redução do uso de papel podendo aderir a digitalização de documentos que proporcionou muito mais sustentabilidade e produtividade além de economizar em torno de 35% nas impressões.

Ambiente de trabalho para a sustentabilidade

A preocupação com o ambiente de trabalho e a satisfação dos colaboradores é também uma atitude sustentável. Afinal, sustentabilidade significa realizar as atividades de forma a ter impactos positivos na vida de todos.
A Incofios dá o exemplo nesse sentido como uma empresa reconhecida pelo GPTW (Great Place to Work). Mais do que ser certificada, a mantemos iniciativas de treinamento constante, contamos ainda com o exclusivo Programa de gerenciamento de qualidade da Incofios (PROINCO) – amplo e integrado programa de ações que visam a qualidade dos processos e produtos, programa de participação de lucro e outros benefícios para colaboradores.

A missão da Incofios é atender a indústria têxtil com o que há de melhor em soluções de fios de algodão. Com valores de respeito, comprometimento, agilidade e sustentabilidade, buscando superar as 3.000 toneladas/mês de produção até 2022 para isso, contamos com processos de treinamento, normas internas, investimento em aprimoramento profissional, programa 5s e programas motivacionais, visando o crescimento de todos os nossos colaboradores.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.