Incofios destaca programa 5S na melhoria e manutenção dos processos

postado há 11 meses
Compartilhe/share:

Já pensou ter uma empresa organizada, com processos padronizados, otimizando o trabalho e aumentando a produtividade? Isso é possível com o método 5s.

Ele surgiu após a Segunda Guerra Mundial, quando o Japão enfrentou a difícil missão de se reerguer economicamente. Os “cinco sensos”, vem de cinco palavras japonesas que constituem os pilares do método: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (disciplina).

O método é um mecanismo de gestão empresarial que visa a melhoria da qualidade do ambiente de trabalho, a redução do desperdício, tanto material como da energia dos colaboradores, e o consequente aumento na produtividade.

Na Incofios, o programa 5S foi implementado em 2022 e, desde então, são feitos treinamentos formando novos auditores para auxiliar na implementação e na realização de auditorias do sistema.

Veja como funciona cada Senso

Senso de Utilização
Só permanece no espaço o que é útil para realização do trabalho. O que não é deve ser descartado ou realocado. Assim, a empresa ganha mais espaço e facilidade da hora de conferir o estoque.

Senso de organização
Um lugar para cada coisa, e cada coisa deve ser colocada em seu devido lugar. Dessa maneira, as coisas mais utilizadas no dia-a-dia ficam em local de fácil acesso, otimizando o tempo dos funcionários e também facilitando a reposição dos objetos.

Etiquetas devem ser utilizadas para facilitar a localização de cada coisa. Assim, quem é novo no ambiente, além de ganhar tempo quando precisar de algo, já incorpora a cultura da empresa.

Senso de saúde e segurança
Após a classificação dos materiais que permanecem no espaço e sua organização, a limpeza do ambiente é fundamental. E ela é responsabilidade de todos os profissionais, independente se há uma equipe específica que a realize. Com essa cultura, além de diminuir o estresse, melhora a conservação das ferramentas e reduz possíveis acidentes e até mesmo doenças no trabalho.

Senso de limpeza
É a manutenção dos outros três sensos, somado à verificação da existência de mais algum fator não detectado nos sensos anteriores que pode afetar a saúde dos profissionais. Como exemplo verificar se a iluminação e a ventilação estão adequadas, entre outros, mantendo as áreas comuns conservadas e, consequentemente, a melhora do estado físico e mental de todos que trabalham no ambiente.

Senso de disciplina
Este senso é o que determina o comprometimento de todos para cumprir as metas dos sensos anteriores e manter todas as modificações e melhorias implementadas. Aqui entram ações de conscientização da equipe e também o compromisso pessoal de abraçar a causa e a cultura da empresa.

Com o sistema 5S implementado ganha empresa, profissional, clientes e consumidores, pois aumenta a qualidade do serviço realizado, deixa a estrutura de trabalho mais organizada, otimizando os processos e reduzindo custos. Além disso, os riscos de segurança no trabalho diminuem e a mobilidade das pessoas aumenta, potencializando ganhos.

O ambiente colaborativo e a valorização do potencial humano fazem parte do DNA da empresa e é compartilhado por seus 420 colaboradores, que trabalham para fazer a diferença na vida das pessoas e comunidades atendidas pela Incofios.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *