Incofios apoia campanha Maio Amarelo de Indaial

postado há 2 semanas
Compartilhe/share:

O mundo está vivendo um momento que pede muito respeito e responsabilidade, no trânsito, isso não é diferente. Parar na faixa de pedestre, usar a cadeirinha para as crianças e não dirigir usando o celular são alguns dos exemplos de como agir de forma respeitosa e responsável. A consequência disso são menos acidentes e menos mortes.

Com o tema Dirija com responsabilidade, álcool, celular e direção não, a prefeitura de Indaial através do Demuttin e 32º BPM de Indaial inicia a campanha Maio Amarelo 2022 com o apoio da Incofios.

O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito.

A escolha do mês de maio ocorreu pela Organização das Nações Unidas (ONU) ter definido a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza sinalização e alerta no trânsito.

Mortes no trânsito

O último dado de mortes no trânsito ocorridas no Brasil, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, registrou em 2019, cerca de 30 mil vidas perdidas.

Ainda temos números da ordem de 30 mil mortes por ano no país, o que é muito acima do que seria aceitável, do que seria normal para uma sociedade evoluída como a nossa.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.

Para o Ten Cel Mário Elias Comandante do 32º BPM esta ação é muito importante para a conscientização de todos os motoristas.

COMBINAÇÃO PERIGOSA
Um problema que deve sempre ser lembrado quando se pensa em acidentes de trânsito é o consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir. Estudo coordenado pela pesquisadora Giseli Damacena, associada ao Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict), que consta na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, revela que 24,3% dos brasileiros admitem já ter consumido bebida alcoólica antes de dirigir.

A proporção de pessoas no país que se envolveram em acidentes de trânsito com lesões corporais nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa, conforme a autora, foi de 3,1% da população geral, sendo que 7,5% foram os que referiram consumo abusivo e frequente de álcool.

“O mês de maio é voltado a ações de conscientização do Maio Amarelo, visando um trânsito mais seguro. Pensando nisso, foram montadas diversas ações com o tema para a população”, diz a diretora do Departamento de Trânsito de Indaial, Sheila Daiana Almeida.

Participe e seja mais consciente no trânsito!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.