A importância da indústria têxtil

postado há 3 semanas
Compartilhe/share:

No dia 21 de abril é comemorado o dia do Têxtil. A indústria têxtil foi uma das pioneiras no processo de industrialização no Brasil. A Incofios, a 20 anos é responsável pela transformação de fibras em fios oferecendo ao mercado o que tem de melhor em fios de algodão Penteado e Open End compacto.

A indústria têxtil registra a história através da evolução de suas peças e meios de produção. Esse ramo assume um papel essencial para a economia, pois também proporciona muitos empregos. Além disso, atua fortemente na função de diversificar, de acordo com a cultura dos locais, criando coleções fantásticas.

O Setor Têxtil Brasileiro tem destaque no cenário mundial, não apenas por seu profissionalismo, criatividade e tecnologia, mas também pelas dimensões de seu parque têxtil e com geração de 64,6 mil empregos diretos sendo 1,16 milhão de toneladas produzidas de acordo com ABIT 2021 e durante conferência, Fernando Valente Pimentel, presidente da entidade, destacou que é estimado um crescimento de 1,2% para 2022.

Autossuficiente na produção de algodão, o Brasil produz cerca de 9,04 bilhões em peças de vestuário, sendo referência mundial em beachwear, jeanswear e homewear. Outros segmentos também vêm ganhando mercado internacional como a nossa moda feminina, masculina, infantil, além do fitness e moda íntima.

O processo têxtil é muito diversificado, algumas indústrias podem aderir a todas as etapas do processo de produção (fiação, tecelagem e beneficiamento), como também apenas atuar em um desses processos como é o caso da Incofios.

Atualmente existem mais de 27 mil indústrias têxteis no país, e o setor gera mais de 1,5 milhão de empregos diretos, cerca de 16,7% do total do Brasil, por esses e tantos outros motivos, o ramo têxtil é de grande importância para a sociedade.

Parabéns a todos os profissionais envolvidos nessa área!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.