A importância da indústria têxtil

postado há 2 anos
Compartilhe/share:

No dia 21 de abril é comemorado o dia do Têxtil. A indústria têxtil foi uma das pioneiras no processo de industrialização no Brasil. A Incofios, a 20 anos é responsável pela transformação de fibras em fios oferecendo ao mercado o que tem de melhor em fios de algodão Penteado e Open End compacto.

A indústria têxtil registra a história através da evolução de suas peças e meios de produção. Esse ramo assume um papel essencial para a economia, pois também proporciona muitos empregos. Além disso, atua fortemente na função de diversificar, de acordo com a cultura dos locais, criando coleções fantásticas.

O Setor Têxtil Brasileiro tem destaque no cenário mundial, não apenas por seu profissionalismo, criatividade e tecnologia, mas também pelas dimensões de seu parque têxtil e com geração de 64,6 mil empregos diretos sendo 1,16 milhão de toneladas produzidas de acordo com ABIT 2021 e durante conferência, Fernando Valente Pimentel, presidente da entidade, destacou que é estimado um crescimento de 1,2% para 2022.

Autossuficiente na produção de algodão, o Brasil produz cerca de 9,04 bilhões em peças de vestuário, sendo referência mundial em beachwear, jeanswear e homewear. Outros segmentos também vêm ganhando mercado internacional como a nossa moda feminina, masculina, infantil, além do fitness e moda íntima.

O processo têxtil é muito diversificado, algumas indústrias podem aderir a todas as etapas do processo de produção (fiação, tecelagem e beneficiamento), como também apenas atuar em um desses processos como é o caso da Incofios.

Atualmente existem mais de 27 mil indústrias têxteis no país, e o setor gera mais de 1,5 milhão de empregos diretos, cerca de 16,7% do total do Brasil, por esses e tantos outros motivos, o ramo têxtil é de grande importância para a sociedade.

Parabéns a todos os profissionais envolvidos nessa área!

Comentários

2 thoughts on “A importância da indústria têxtil

  1. Excelente o trabalho. precisamos de alavancar o setor industrial no brasil como um todo.
    nesse sentido o setor têxtil é de fundamental importância, considerando o importantíssimo fato da presença da força de trabalho (geração de emprego e renda) .
    perguntas: quantos empregos indiretos são gerados pela indústria têxtil no país? tenho ideia que para cada emprego direto devem ser gerados uns 20 empregos indiretos aplicados nos setores de
    Transporte, Atacados, varejos, distribuidores, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *