Logística Reversa
Incofios faz parceria com Eureciclo para compensar 100% das embalagens produzidas
Parceria firmada entre a Incofios e a Eureciclo, a maior certificadora de logística reversa de embalagens do Brasil, para zerar o impacto das suas embalagens a partir desse ano. A certificadora utiliza o conceito de compensação ambiental para destinar à reciclagem uma massa de resíduos equivalente às produzidas pela companhia.
A iniciativa segue alinhada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina que a meta mínima de logística reversa das embalagens geradas pelas empresas seja de 22%.
No caso da Incofios, a iniciativa vai além da legislação, serão compensados 100% dos materiais, ou seja, para cada embalagem vendida, outra igual será reaproveitada. “Optamos por seguir com o modelo de 100% de compensação porque acreditamos no impacto positivo que essa iniciativa vai gerar ao meio ambiente e às pessoas envolvidas nesse processo’, afirma Vitor Rambo Junior, CEO de Incofios.
A compensação será realizada nos 26 estados brasileiros, incluindo Distrito Federal, e contempla embalagens de produtos, esta iniciativa vem de encontro com o DNA da Incofios sendo pioneira da indústria têxtil no Brasil a contribuir com o desenvolvimento da cadeia de reciclagem das embalagens.
A logística reversa em vários segmentos industriais cresceu no Brasil a partir da década de 1980, impulsionada pelo crescimento na geração de resíduos, associado às mudanças nos hábitos de consumo e à popularização de embalagens e produtos descartáveis. Hoje, a conscientização geral quanto à necessidade de preservação ambiental avançou exponencialmente, tanto no âmbito empresarial como da esfera pública.
A PNRS, instituída em 2010, é um dos marcos recentes mais expressivos sobre o tema, e distinguiu resíduos (aquilo que pode ser reaproveitado ou reciclado) de rejeitos (não passível de reaproveitamento), considerando os diversos segmentos que produzem produtos que são descartados. A legislação determina que os fabricantes devem responsabilizar-se pela logística reversa e destinação final ambientalmente correta.
Esta parceria estratégica está nos ajudando a construir uma rede de reciclagem mais justa que gera oportunidades de renda para as pessoas, contribuindo para o reaproveitamento de materiais e reduzindo o impacto no meio ambiente.